5 itens para analisar antes de comprar um terreno

Publicado em 22 de junho de 2022
5 itens para analisar antes de comprar um terreno

Antes de comprar

Construir a casa dos sonhos requer planejamento e cautela. O primeiro passo para a realização deste objetivo é encontrar o terreno ideal, em uma localização que atenda às suas necessidades de vida e permita desenvolver o projeto que você e sua família idealizam para a nova morada. Além disso, essa aquisição pode se tornar um excelente investimento, desde que o negócio seja realizado com responsabilidade. A seguir, confira nossas dicas e saiba quais itens analisar antes de comprar um terreno!

Observe a localização

Esse é um dos primeiros detalhes analisados na hora de comprar um terreno, já que, geralmente, as buscas são filtradas de acordo com os bairros que se deseja morar ou investir. Caso a intenção da compra seja a construção da casa própria, avalie como será a sua rotina morando neste endereço, veja se é uma região tranquila – para isso, procure visitar o local em horários e dias diferentes, a fim de avaliar também o barulho na área. Além disso, imagine como será a sua rotina de ir e vir do trabalho e qual a distância de escolas e outros lugares que você e sua família costumam frequentar no dia a dia.

O terreno tem desnível?

É essencial ter em mente todas as características do terreno que você deseja adquirir, a começar pela topografia. Caso o terreno tenha desnível, avalie qual a situação, se será necessário investir para nivelá-lo e se você está disposto a isso. Mas não se preocupe caso o terreno tenha desnível, na maioria dos casos isso é comum. O que se avalia é o quão íngreme ele é ou em qual área do terreno está mais acentuado, pois muitas vezes esses detalhes acabam impactando nos custos da obra ou no projeto arquitetônico. Por isso, se for possível, analise o terreno junto ao engenheiro ou arquiteto contratado.

Qual a posição solar?

Embora algumas pessoas não se atentem a esse item, a verdade é que no dia a dia ele faz toda a diferença. Entender a posição solar e como funciona a incidência de luz nos períodos da manhã e da tarde na residência é essencial para a rotina. Por exemplo, o sol da manhã – na posição leste – costuma ser mais indicado para as áreas sociais e dormitórios, pois garante luminosidade a esses ambientes sem deixá-los muito quentes.

O sol da tarde é mais intenso, o que gera calor dentro de casa. Por isso, caso tenha janelas e portas voltadas ao lado norte, o indicado é que elas tenham proteção, como cortinas ou coberturas. Voltadas à posição sul, as aberturas terão pouca incidência solar, deixando os espaços mais frios, escuros e úmidos. Dessa forma, é ideal que se planeje banheiros, lavanderias e outros espaços de pouca permanência.

Circule e conheça a vizinhança

Antes de fechar negócio, dê um bom passeio pela região e conheça a sua vizinhança, a fim de entender como é a dinâmica do bairro. Por exemplo, caso não queira barulho, certifique-se de que não há bares ou casas de festas no entorno. Além disso, verifique se a região é predominantemente residencial ou se há comércio, o que aumenta a movimentação de pessoas e carros durante os dias úteis. É preciso considerar todos esses fatores e ver como eles se encaixam no que você e a sua família desejam para a rotina.

Fique atento à documentação

A documentação é essencial para uma negociação segura. Para isso, deve-se solicitar a matrícula do imóvel no cartório da cidade – o corretor de imóveis certamente poderá lhe auxiliar com essas informações. Neste documento, é possível visualizar todo o histórico do terreno, averbações e quais foram os proprietários daquele imóvel. Analisando esses dados, o comprador consegue se certificar de estar fazendo um negócio seguro, sem incômodos no futuro.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados que se deve ter na hora de comprar um terreno, que tal começar a procurar o espaço ideal para a sua nova casa? Para facilitar sua busca, entre em contato com nossa equipe, temos as melhores opções para a sua necessidade!