5 razões para morar na Zona Sul de Porto Alegre

Publicado em 22 de junho de 2022
5 razões para morar na Zona Sul de Porto Alegre

 

Apaixonar-se pela Zona Sul de Porto Alegre é fácil

A começar pela onipresença do Lago Guaíba, que traz aquele fresquinho com clima de praia para a cidade grande. Tranquilidade, rica gastronomia, vários espaços para a prática de esportes e belos cenários para passeios completam o pacote para quem quer morar afastado da correria, sem perder a mobilidade prática para o centro da cidade – que, afinal de contas, não fica longe dali. Selecionamos 5 razões para escolher a Zona Sul como o seu canto em Porto Alegre.

1 – Contato com a natureza

Escadas em uma área verde

Na orla do Guaíba, na altura do bairro de Ipanema, residem a beleza e o charme que dão o tom da Zona Sul. Parques, gramados, ciclovias e recantos para saborear um chimarrão e praticar esportes dividem as atenções com o lago, que imprime o clima de praia. Para quem prefere um contato mais direto com a natureza, o Morro do Osso, na altura do número 170 da Rua Irmã Jacomina Varonese, oferece ao visitante resquícios da Mata Atlântica em 220 hectares de área natural. De lá é possível contemplar a vista da cidade, que inclui o Guaíba, o delta do Rio Jacuí e outros morros. E na Vila Nova fica o Parque Gabriel Knijnik (foto), com suas árvores frutíferas e espécies de eucaliptos e pinus, para deleite dos frequentadores. Um charmoso coreto, mais playground, churrasqueiras e quadras para a prática de esportes completam o espaço localizado na Estrada Amapá.

2 – Comércio e serviços diversificados

Shopping

A Zona Sul de Porto Alegre conta com vários mercados e hipermercados, salões de beleza e estética, pet shops e outros serviços essenciais. Grandes lojas de departamento dividem espaço com lojinhas menores, que vendem roupas, sapatos, móveis e outros itens em um formato mais acolhedor e exclusivo. E há o BarraShoppingSul (foto), um dos maiores shoppings da cidade. Não vai ser preciso sair da região para resolver a vida!

3 – Excelente atendimento em saúde

Hospital

Três hospitais estão à disposição da população na Zona Sul de Porto Alegre: o Hospital Restinga, o Hospital Divida Providência e o Hospital Mãe de Deus (foto), com atendimentos a convênios, SUS e consultas particulares. Clínicas e laboratórios de análises completam os serviços da região nessa área. Assim, não é preciso se deslocar até o centro da cidade em caso de emergências médicas ou para cuidar da saúde.

4 – Arte e cultura do lado de casa

Museu

Para quem não dispensa um programa cultural, a região também oferece excelentes possibilidades para anotar na agenda e curtir depois da pandemia. Duas se destacam. A Fundação Iberê Camargo (foto), na Av. Padre Cacique, abriga a obra do aclamado artista plástico gaúcho e uma programação extensa, que inclui exposições de obras de outros artistas, ciclos de cinema, debates e seminários. Já no Espaço Maestro, o que reina é a música. Na Rua Doutor Barcelos, o misto de bar, restaurante e centro cultural, apresenta uma programação de shows ao vivo bastante interessante, além de festas temáticas e ambientes agradáveis para curtir um happy hour com os amigos (quando for possível!).

5 – Gastronomia variada

Restaurante

Mesmo na era do take away e do delivery, as diversas opções de restaurantes da Zona Sul de Porto Alegre seguem na ativa. E há para todos os paladares e estômagos. No Nataraj, no bairro Tristeza, é possível saborear pratos vegetarianos e veganos. Cozinha brasileira de diferentes regiões do país servida em pratos generosos com apresentação impecável é no Iaiá Bistrô, na Rua Chavantes, junto à rótula da Av. Wenceslau Escobar com a Rua Pereira Passos. No Al Nur, referência em culinária libanesa no sul do Brasil, reinam os temperos mediterrâneos. Comida caseira gostosa e bem servida tem no Machry Armazém e Bistrô (foto) de onde também é possível sair com várias delícias debaixo do braço – como chás, geleias sem açúcar, mel orgânico, mix de chips de vegetais e pizzas levain.

Convencido dos encantos da Zona Sul de Porto Alegre? Agora basta encontrar o seu canto na região para viver!