Saiba 6 Motivos para Morar no Bairro Tristeza

Publicado em 22 de junho de 2022
Saiba 6 Motivos para Morar no Bairro Tristeza

Se você está procurando um imóvel para morar na capital gaúcha e ainda não sabe qual escolher, é bom entender que essa escolha vai além da avaliação estrutural, conforto e segurança que o imóvel pode oferecer.

Vídeo Exclusivo sobre o Bairro Tristeza em Porto Alegre.

É necessário considerar também a região em que o imóvel está localizado. Em Porto Alegre por exemplo, o bairro Tristeza é um bom exemplo de boa localidade.

1- Breve história  do bairro Tristeza

O bairro Tristeza é bem antigo e fazia parte de uma imensa zona rural da cidade no início do século dezenove, que chamou bastante atenção dos colonos italianos pela fertilidade da terras. Mais tarde vieram os alemães, que ajudou a desenvolver o arrabalde.

Em 1900, com a inauguração da Estrada de Ferro do Riacho, a localidade teve um crescimento acentuado. Essa extinta ferrovia trazia pessoas da área central de POA que queriam curtir no verão e se banhar nas águas do lago Guaíba – assim surgiram os primeiros casarões e chalés de veraneio.

Figuras ilustres como Getúlio Vargas, João Goulart, Oswaldo Aranha e Loureiro da Silva gostavam de veranear pelo lugar. Tristeza, remete a um dos primeiros moradores da região que, por possuir um semblante triste, acabou por designar o seu apelido, que acabaria se tornando o nome do bairro.

O nome Tristeza remete a um dos primeiros moradores da região, José da Silva Guimarães, que por possuir um semblante triste, acabou por designar seu apelido e que mais tarde acabaria se tornando o nome do bairro.

2- Localidade

De tristeza mesmo, o bairro só tem o nome. Fica localizado na Zona Sul e é considerado um dos mais nobres da cidade de Porto Alegre, atraindo famílias que buscam tranquilidade e querem apreciar as mais belas áreas verdes da região.

3- Comércio e serviços locais no bairro Tristeza

Você não vai precisar sair do bairro e desperdiçar seu tempo com longos trajetos para realizar tarefas básicas da vida moderna. No bairro você encontra tudo! Bancos, mercados, feiras orgânicas, lotéricas, farmácias, escolas e tudo o que se precisa para realizar tarefas do cotidiano.

Faça um passeio na Floricultura Winge e aproveite para um almoço ao ar livre no Cafe&Prosa. O Machry também é super tradicional na região e é possível se deleitar com a clássica torta de banana com doce de leite e um toque de canela.

Entre outras opções do bairro, você pode fazer compras no shopping Paseo na av. Wenceslau Escobar e aproveitar a diversidade de bares e pizzarias durante a noite.

4- Mobilidade

As vias do bairro permite um tráfego ligeiro fora dos horários de pico. Além disso, possui diversas avenidas que dão acesso aos demais bairros da zona sul com bastante mobilidade, como a Av. Wenceslau Escobar, Otto Niemeyer e Cel. Marcos.

Para fazer suas tarefas ou sair a noite, o uso do carro próprio é dispensável – já que tudo é relativamente perto -, sendo até mais viável a economia das viagens por aplicativo.

5- Tranquilidade do bairro Tristeza

Com seu crescimento, bairro Tristeza ainda alia sua característica original de tranquilidade com a facilidade de serviços e comércios de todos os gêneros e gostos.

6- Cultura

No bairro está localizado prédios construídos nos anos de 1970 que sediaram o famoso artesanato da capital e que funcionaram até a década de 90. O conjunto de quatro casarões são inspirados no estilo arquitetônico do século XVIII, onde era possível realizar todos os processos de produção para cerâmicas, lustres, estofados entre outros.

Gostou de saber por que o bairro Tristeza é uma boa escolha em Porto Alegre? Então, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as opções que temos para você!