Se você é um morador de Porto Alegre ou alguém de fora da cidade ou estado que visa um lugar tranquilo para se viver na Zona Sul, este lugar se chama Sétimo Céu.
O nome já é bem sugestivo, mas ao longo do artigo iremos mostrar algumas curiosidades sobre esta localidade para que você se encante ainda mais pela região.
Você vai ver o quanto o bairro pode oferecer em termos de lazer, cultura, história e relevância social devido aos atributos encontrados na região.
O bairro Sétimo Céu é considerado uma localidade nobre na Zona Sul de Porto Alegre, por isso conta com uma alta procura de compradores e investidores interessados em imóveis de alto padrão.
O bairro Sétimo Céu faz divisa com o bairro Vila Conceição, e fica ao sul do bairro Tristeza.
A principal avenida de acesso ao bairro Sétimo Céu é a Av. Wenceslau Escobar, a qual acompanha as margens do Rio Guaíba.
Em relação às demais localidades de Porto Alegre, o bairro Sétimo Céu apresenta baixíssimos índices de violência, e um alto nível de educação, apesar de ser um bairro com uma das menores densidades populacionais da Zona Sul.
Com pouco menos de 1.400 habitantes, o bairro Sétimo Céu corresponde a 0,09 de habitantes da cidade de Porto Alegre, situados em uma área de 1.541 m².
Quanto a divisão etária da população presente no Bairro Sétimo Céu, citamos as estatísticas publicadas pela Prefeitura de Porto Alegre.
Como você pode ver, existe uma concentração de pessoas entre 30 e 59 anos no Bairro Sétimo Céu, bem diferentes de outras regiões onde a predominância de jovens era muito maior.
A entrada do bairro é introduzida pela praça Tito Tajes, que consiste em um espaço muito arborizado.
Dados da Prefeitura de Porto Alegre mostram que 70% da área do bairro é ocupada pelo Parque Natural Morro do Osso, que se trata de uma reserva ambiental protegida por órgãos governamentais.
O Morro do Osso foi constituído como reserva ambiental em 1994 por se tratar de uma formação geológica peculiar existente entre os bairros Tristeza, Cavalhada, Camaquã e Ipanema. O parque possui uma riqueza de fauna e flora característicos da Mata Atlântica, além de alguns cursos d’ água que compõem a hidrografia gaúcha.
Um dos pontos históricos interessantes do Sétimo Céu é o Cemitério Tristeza, que foi criado no ano de 1898 que, de acordo com a história da região, abriga os primeiros moradores da localidade.
Você sabia que a região do parque Morro do Osso possui habitações de origem indígena?
Conhecidos como Caingangues (Kainguanngs), os índios pertencem a um grupo linguístico chamado Jê, cujos povos tiveram sua origem registrada no século XIX em uma vasta extensão compreendida desde o Rio Tietê (SP) até o Rio Ijuí (Região Nordeste do Rio Grande do Sul).
Além de possuírem este núcleo em Porto Alegre na região do Morro dos Ossos, o grupo indígena Caingangues está presente também em outros estados do Sul e Sudeste do Brasil, como Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Por ser uma região tranquila e de alta procura e competitividade, a Vera Bernardes, uma imobiliária especializada em imóveis de alto padrão na Zona Sul de Porto Alegre, dispõe de aproximadamente 20 imóveis localizados exatamente neste bairro. São terrenos e casas de alto padrão prontos para receber a sua visita.
Se você tem interesse em uma região tão rica em história e atrativos patrimoniais, entre em contato com nosso time de consultores para averiguar a disponibilidade de nossos imóveis na região.
Fique atento ao Blog Vera Bernardes. Toda semana novos conteúdos sobre a Zona Sul de Porto Alegre.