Auditoria de imóvel: Imobiliária na Zona Sul de Porto Alegre dá 10 dicas de avaliação

Publicado em 1 de setembro de 2023
Auditoria de imóvel: Imobiliária na Zona Sul de Porto Alegre dá 10 dicas de avaliação

Comprar um imóvel pode parecer uma tarefa simples, uma vez que o indivíduo em poder de compra simplesmente precisa averiguar se tal imóvel cumpre os itens de sua Wish List, ou seja, os itens que o comprador não abre mão de ter em uma casa ou apartamento.

Porém, como a maioria das pessoas não é profissional no ramo de imóveis, ou até mesmo, carecem de conhecimento a respeito de construção civil, reforçamos neste conteúdo os 10 mandamentos de uma auditoria de imóveis que pode ser feita por qualquer pessoa.

Mesmo tendo um conhecimento limitado sobre aspectos estruturais de uma casa ou apartamento, você vai terminar este artigo mais seguro para analisar um imóvel e ser mais criterioso com suas avaliações.

Auditoria de imóvel de forma profissional

As dicas que damos neste conteúdo não excluem a importância de contratar um profissional que já possui as qualificações necessárias para avaliação estrutural de um imóvel.

Em geral, profissionais ligados à engenharia e arquitetura possuem as qualificações necessárias para ter uma análise crítica mais responsável sobre o imóvel que se quer adquirir.

Se você valoriza laudos oficiais para avaliação de imóveis, o ideal é contratar um profissional com essas qualificações.

Contudo, se você busca imobiliária na Zona Sul de Porto Alegre para avaliar o imóvel ideal e quer ter conhecimento básico sobre o que avaliar nos imóveis, fique conosco neste conteúdo.

Busque uma imobiliária na Zona Sul que seja confiável 

Este é outro ponto importante que você precisa analisar. Dentre as imobiliárias na Zona Sul de Porto Alegre, a Vera Bernardes está posicionada como uma das melhores Assessorias Imobiliárias, com mais de 25 anos de atuação na região.

Envolvida com imóveis de alto padrão, a Vera Bernardes é uma das imobiliárias na Zona Sul que mais transmite confiabilidade aos clientes, devido aos critérios de alto padrão que estabelece para listar imóveis em seus canais de contato com o público.

Nossa responsabilidade não é apenas com a transação, mas sim com a satisfação do cliente final com o imóvel escolhido, pois sabemos o poder que a reputação tem na forma como uma marca se posiciona no mercado.

Dentre as imobiliárias na Zona Sul de Porto Alegre, temos os melhores profissionais focados em encontrar os imóveis ideais de acordo com a Wish List de cada cliente.

Os 10 mandamentos para a auditoria de imóveis

Agora que você sabe da importância de ter conhecimento suficiente para avaliar um imóvel, vamos aos 10 conselhos que separamos para quem quer estar atento na hora de avaliar um imóvel antes da compra.

1. Busque a melhor imobiliária na Zona Sul de Porto Alegre

Procure profissionais que estejam dispostos a absorver todos os seus critérios e assim captar o melhor imóvel de acordo com suas expectativas. Se você hoje procura por uma imobiliária na Zona Sul de Porto Alegre, colocamo-nos à disposição para conversarmos sobre suas expectativas.

2. Verifique a documentação do imóvel

É importante sempre estar atento às documentações do imóvel, incluindo as escrituras, e os documentos oficiais que comprovam detalhes como: registro de propriedade, matrícula, além de verificar se há alguma pendências legal ou judicial que possa afetar a compra de alguma forma. 

Existem duas situações clássicas que podem se apresentar como riscos na hora de comprar um imóvel, e essas situações têm tudo a ver com esta etapa de análise de documentação do imóvel:

  1. Você se previne contra fraudes: infelizmente, existem muitas pessoas que forjam documentos para vender imóveis que não são seus, com o simples objetivo de conseguir o pagamento do imóvel. Ao analisar os documentos junto aos órgãos competentes, você terá plena certeza de que tal imóvel realmente pertence à pessoa que está em posição de venda.
  2. Você se previne contra imóveis que estão em processo de inventário: Alguns imóveis pertenciam a pessoas que faleceram e, por este motivo, entram em um processo legal de inventário como herança. Caso você se envolva em uma transação com um imóvel neste tipo de situação e acabe pagando por ele com antecedência, poderá correr o risco de ter que esperar a decisão judicial do imóvel para então poder desfrutá-lo. O ideal é apenas investir em imóveis cuja situação legal esteja livre de processos em andamento.

 

3. Inspeção detalhada da estrutura

Esta é uma etapa mais técnica, e certamente vai exigir de você um esforço maior para avaliar detalhes com um olhar mais crítico e, se possível, levar consigo um profissional do ramo da construção civil para ajudá-lo na avaliação.

Em geral, em termos de estrutura, é interessante avaliar o nivelamento do imóvel pelo chão, ou seja, testificar de que as fundações não estão comprometidas, fazendo com que o imóvel fique levemente inclinado. Essa inclinação pode ser imperceptível, por isso, avalie bem a estrutura base do imóvel.

A avaliação das colunas e vigas também é importante. A presença de rachaduras pode indicar um desnível ou até mesmo uma incapacidade da estrutura das vigas de suportar o peso do imóvel.

Avalie também o teto para observar se há ou não rachaduras que demonstrem o comprometimento do piso superior ou do teto.

4. Avalie o estado de conservação do imóvel

Imóveis muito antigos e que não possuem reforma há muitos anos, geralmente apresentam detalhes de desgaste como portas e janelas que não fecham, ou que apresentam dificuldade de movimento.

A pintura é uma das análises clássicas que se faz com a conservação das paredes.

Verifique forros e telhado para saber se existe a presença de cupins ou desgaste no material devido à exposição natural (sol, chuvas, tempestades, etc).

5. Verificar infiltrações e umidades

Um dos lugares que você precisa olhar com atenção é a parte posterior dos móveis. Geralmente, móveis grandes podem esconder manchas de infiltração.

O odor de mofo também é um grande indicador de que há ou houve infiltração no imóvel.

Chão com carpete também podem esconder sinais de infiltração, por isso, sempre que puder, remova tapetes e carpetes para avaliar a estrutura do piso ou assoalho.

6. Verificar as instalações elétricas e hidráulicas

Conforme o tópico anterior, os casos clássicos de infiltração nos imóveis geralmente estão nas paredes das áreas molhadas da casa, ou seja, cozinhas e banheiros. 

Avalie ambos os lados das paredes que possuem linhas hidráulicas e, se possível, exija a planta hidráulica da casa para ter certeza dos lugares onde as tubulações passam.

Da mesma forma, avalie as plantas elétricas. Nada como pedir a um profissional qualificado para subir ao forro da casa para avaliar a qualidade das instalações.

É importante verificar se os fios não estão velhos, pois podem representar risco de incêndio. Da mesma forma, forros com goteiras podem comprometer a performance elétrica desses cabos.

Acenda e apague todas as luzes do imóvel, dessa forma você vai poder averiguar o funcionamento.

Uma dica importante é sempre levar uma lâmpada consigo, pois muitos imóveis se encontram fechados e sem lâmpadas internas para realizar os testes.

7. Verificar a segurança do local

Segurança nunca é demais, por isso, se você valoriza momentos de paz no seu imóvel sem se preocupar com segurança, avalie se o imóvel já tem uma estrutura de câmeras e cabos para monitoramento dos diversos ambientes da casa.

8. Avalie a localização do imóvel levando em conta a sua rotina diária

Já imaginou apostar no imóvel perfeito que cumpre com todas as suas expectativas, porém acabar adquirindo um imóvel que inviabilize sua rotina?

Liste sua rotina para que você entenda quais lugares você frequenta diariamente. Se o imóvel inviabilizar por questão de distância e trânsito, certamente vai lhe trazer dores de cabeça no futuro, mesmo que ele cumpra todos os itens estruturais da sua lista.

A logística do seu dia deve contar com a posição do seu imóvel no mapa.

É importante ressaltar aqui que um dos aspectos ligados à localização é a posição solar do imóvel. Isso pode fazer grande diferença no seu dia, por isso, procure visitar o imóvel em diferentes fases do dia.

9. A infraestrutura do bairro também é importante

Ruas pavimentadas, iluminação pública em dia, rede de água e esgoto também são detalhes que fazem a diferença, por isso, analise bem os bairros.

Lugares muito distantes do centro urbano podem ser tentadores, pois viabilizam um estilo de vida mais tranquilo, mais verde e quem sabe até mais calmo, porém, fique atento aos detalhes estruturais do bairro, para não se arrepender futuramente.

10. Orçamento para reformas

Antes de comprar o imóvel, avalie e pontue no papel todos os itens para que você possa saber se há ou não a necessidade de investir em reformas no imóvel escolhido.

Mesmo tendo ótima estrutura, um imóvel pode precisar de certos ajustes para ficar de acordo com seu gosto pessoal.

Há muitos casos em que o cliente ama o imóvel, porém percebe que a estrutura precisa de adaptações como:

  • – Novo deck
  • – Transformação em conceito aberto
  • – Criação de um espaço para escritório
  • – Fechamento de varandas em vidro
  • – Inserção de piscina no jardim
  • – Reforma de banheiros para melhor acessibilidade para (PCD) pessoas com deficiência.

 

Ao analisar essa realidade de reforma, você precisa estar preparado financeiramente para reservar uma parte de seu investimento para essas adequações, por este motivo é tão importante avaliar cada aspecto do imóvel.