Uma das principais preocupações de quem mora em casa está relacionada à segurança, tanto do imóvel, quanto da família. E, embora esse tipo de morada ofereça inúmeros benefícios, como a liberdade, o conforto, a privacidade e o lazer, pensar em soluções adequadas para a proteção é uma constante na rotina desses moradores.
Quais são os melhores recursos para a segurança residencial, os mais adequados para cada necessidade e como eles podem deixar o dia a dia mais tranquilo e agradável? Confira a seguir nossas dicas!
Uma dica básica para quem mora em casa é investir na instalação de cercas elétricas ou mesmo de concertinas. Esse tipo de dispositivo é ideal para ser colocado sobre muros ou grades, cobrindo todo o entorno do terreno.
Além disso, as cercas elétricas podem estar integradas à central de alarme, disparando um sinal sonoro caso sejam violadas. Elas inibem a ação de criminosos e são um bom dispositivo para começar a pensar em soluções adequadas para imóveis de alto padrão.
Um dos recursos mais utilizados atualmente, as câmeras de vigilância devem ser instaladas em pontos estratégicos, tanto nos ambientes internos, quanto no exterior da casa.
Através delas é possível ter acesso às imagens de toda movimentação no local, mesmo quando os moradores estiverem viajando, por exemplo. Com o celular em mãos, tablet ou computador, consegue-se verificar todos os pontos monitorados, rever as imagens coletadas e ter acesso em tempo real à casa, verificando se há movimentações suspeitas no entorno.
Contar com uma central de alarme eficiente e moderna é uma excelente opção para aumentar a segurança em casa e deixar os moradores mais tranquilos. Os alarmes e os sensores de presença são dispositivos eficientes para o controle de movimentações suspeitas ou mesmo a abertura de portas e janelas.
Esse sistema emite sinais sonoros caso seja invadido, o que inibe a ação dos criminosos e, em caso de tentativa de roubo, também ajuda a alertar a vizinhança sobre um possível problema na casa. Dessa forma, é possível tomar as medidas necessárias de forma rápida, evitando prejuízos.
O interfone ou o sistema de porteiro remoto podem ser instalados no portão principal da casa, evitando que o morador tenha contato ou se exponha a pessoas que baterem à porta. Esses dispositivos permitem atender ao indivíduo de maneira segura, dentro de casa, falando através do interfone sem a necessidade de se dirigir até a porta. Assim, o morador pode verificar tanto a necessidade da pessoa que chega, quanto avaliar as imagens antes de realizar o contato.
As rondas de monitoramento oferecem uma proteção a mais para a residência e seus moradores. Ao contratar uma ronda motorizada, é possível contar com profissionais especializados em segurança, que ficarão responsáveis por manter o local à vista a partir de rondas periódicas.
É possível combinar com a empresa responsável, ainda, que uma equipe de ronda esteja presente caso note alguma movimentação estranha na rua ou mesmo para garantir mais segurança na chegada em casa.
Gostou desse conteúdo e quer mais dicas sobre como cuidar da casa e deixá-la segura e confortável para toda a família? Então continue acompanhando o blog da Vera Bernardes!