Quer participar de um Clube de Vela em Porto Alegre? Se sua resposta for ‘Sim’, você está no artigo certo. Separamos aqui um conteúdo completo sobre o assunto.
Banhada pelo extenso Rio Guaíba, a capital Gaúcha conta com alguns clubes que são responsáveis por propagar e perpetuar a prática do esporte na região Gaúcha ao longo do século. Isso mesmo, os primeiros Clubes de vela de Porto Alegre estão presentes na capital desde 1934, conforme você verá nas seções a seguir.
Os Clubes de Porto Alegre possuem ótimas instalações para o esporte náutico, e eles contam não apenas com atletas de destaque, como também entusiastas, amadores que praticam o esporte semanalmente e pessoas que apenas usufruem das áreas de lazer presentes nos clubes.
Os clubes oferecem treinamentos para quem deseja participar de:
– regatas
– treinamentos
– eventos sociais
– competições
Se você é um praticante novato, ou se já possui certa experiência com o esporte, vamos conhecer mais sobre sua prática aqui na região de Porto Alegre.
A resposta é NÃO! Apesar de ter um forte apelo ao esporte por causa de suas origens, os Clubes de Vela dispõem de uma infraestrutura voltada para o lazer e contato com a natureza.
Na maioria dos Clubes você encontra quadras de esporte, piscinas, parques arborizados, quiosques para realização de eventos, dentre outros lugares para reunir amigos e passar o tempo em contato com a natureza.
Existem muitos associados que não participam de regatas ou competições, apenas usufruem das vantagens que o clube oferece.
Vamos conhecer então as particularidades dos 3 principais clubes de vela de Porto Alegre?
Atualmente, o Clube dos Jangadeiros possui uma escola de velas chamada Barra Limpa.
Abertos para todas as idades, o Clube dos Jangadeiros possui uma série de atividades e treinamentos para pessoas de todos os níveis.
Orgulhoso por seus destaques, o Clube já lançou mais de 10 atletas que representaram o Brasil nas Olimpíadas de 1974 até 2020, confirmando então o compromisso que o clube possui com técnica e excelência no ensino de velas.
Ao longo de 2023, o Clube realizou inúmeras regatas, integrando atletas, amadores e simpatizantes do esporte, confira o calendário de tudo o que aconteceu no clube ao longo de 2023.
O clube conta com uma vasta estrutura a qual dispõe de:
– 4 trapiches como capacidade para 188 embarcações
– 2 pavilhões cobertos com capacidade para comportar 48 lanchas
– Estacionamento descoberto para 50 lanchas e infláveis
– Pavilhões cobertos para estacionamento de 120 barcos Monotipos
Além de uma estrutura voltada para as embarcações, o Clube dos Jangadeiros conta com uma quadra de tênis com dimensões de quadra oficial, a qual fica exatamente no início do clube (entrada).
Para os sócios que possuem embarcação no local, o clube oferece serviços como:
– Monitoramento da Estação de Rádio 24 horas
– Posto de combustível para abastecimento dos veículos
– Colocação de embarcações no guindaste com capacidade até 15 toneladas
– Serviço de tratorista para colocação de lanchas na água via rampa
– SOS, ou seja, salvamento, resgate e apoio às embarcações através da Flotilha composta de: 1 barco a motor 37 pés, 1 barco a motor 21 pés e 7 infláveis com motor.
Se você quer saber mais detalhes do clube ou se já quer se tornar um associado, entre em contato através do Site Oficial Clube dos Jangadeiros.
Não tem como iniciar este conteúdo sem mencionar Leopoldo Geyer, uma figura consagrada pelos esportistas náuticos de Porto Alegre, por conta de seus esforços empregados na fundação de lugares que hoje se consolidaram como os principais clubes da cidade.
De acordo com a explanação histórica do Clube dos Jangadeiros presente no site oficial do Clube, Leopoldo teve a ideia da criação de um Clube de Velas na Baía da Tristeza, Zona Sul do Porto Alegre, já que na época (década de 40), havia apenas clubes na Zona norte do Guaíba.
Para viabilizar o clube, Geyer vendeu títulos patrimoniais para arrecadar fundos e recuperar os gastos com a compra da chácara, assim como os custos adicionais. Já no ano seguinte à fundação, o clube demonstrou vitalidade ao inaugurar um trapiche de concreto com 60 metros de comprimento, facilitando a colocação de barcos maiores na água por meio de um guincho. Logo após, adquiriu outra chácara adjacente para construir duas quadras de tênis e mais espaços para armazenar embarcações.
Durante a década de 1940, o Clube dos Jangadeiros teve atividades esportivas e sociais significativas. No entanto, Leopoldo Geyer percebeu a necessidade de atrair novos membros, já que a maioria dos sócios fundadores estava envelhecendo. Em 1947, criou o grupo “Filhotes dos Jangadeiros”. Esse grupo não apenas trouxe novos membros para as atividades esportivas, mas também se tornou uma fonte de futuros líderes do clube, fornecendo diretores e membros para conselhos futuros. Isso permitiu que, a partir da década de 1950, houvesse uma renovação tanto nas diretorias quanto no conselho deliberativo do clube. Esse movimento trouxe uma nova energia e dinâmica à vida do Clube dos Jangadeiros.
O Iate Clube Guaíba é apresentado ao público como “um lar” onde você pode encontrar amigos, diversão e muita conexão com a natureza.
Mais do que promover o esporte, o clube tem como princípio fortalecer o laço entre os associados e suas famílias, transformando a sede do clube em refúgio acolhedor.
Atualmente o Iate Clube Guaíba conta com mais de 400 sócios, o clube proporciona recantos especialmente projetados para um convívio próximo à natureza, onde o pôr do sol e as águas tranquilas se tornam grandes expoentes do local.
O porto do clube oferece toda a estrutura necessária para manutenção, garantindo uma experiência segura e confortável aos associados.
Nem só de trapiche vive um Clube de Velas. Vamos expor aqui alguns atrativos do clube para que você vislumbre um pouco do estilo de lazer que você pode encontrar no local. Atualmente o clube conta com:
– Restaurante
– Escola de Vela
– Galpão Crioulo
– Salão de Festas
– Churrasqueiras ao Ar Livre
– Piscina Adulto e Infantil
– Quadra Poliesportiva
– Praia Particular
– Playground Infantil
– Estacionamento
– Área Verde
– Espaço Bilhar
Caso o associado possua embarcação, ele poderá contar com a seguinte estrutura:
– 5 Trapiches
– 2 Trapiches Flutuantes
– 2 Hangares de Lanchas
– 1 Hangar de Hidroavião
– 1 Hangar para Monotipos
– 7 Oficinas Náuticas
– 1 Guincho até 20 t
– 1 Barco de Resgate
– 9 Barcos de Apoio,
– Vigilância 24h
– Sistema de Monitoramento
– 3 Rampas
– 222 Vagas Molhadas
– 60 Vagas para Lanchas
Se você se interessou pela proposta deste clube, acesse agora o site oficial do Iate Clube Guaíba para saber mais sobre como ser um associado.
O Clube Veleiros do Sul conta com 1,9 mil associados que usufruem das vantagens do local. Atualmente a estrutura do Clube Veleiros do Sul conta com uma área total em terra e água de 17.167,4 m². Neste espaço, o Clube Veleiros do Sul conta com:
– Alojamento para 80 pessoas
– 4 apartamentos
– 10 barcos de apoio
– Dois guindastes: um para 18 toneladas outro para 3 toneladas
– Duas piscinas
– Um campo de futebol sete
– Uma quadra poliesportiva
– Churrasqueiras
– Barcelos Gastronomia
– Salão social
– Bar Náutico
– Escola de Vela
Para as embarcações, o clube Veleiros do Sul conta com:
– Três trapiches
– Três rampas
– Ponto de combustível
– Estacionamento
– Estação de Rádio
– Área para reparos em vela, oficina mecânica, elétrica, cabos e ferragens
– Marcenaria
Além de todos esses atrativos, por conta de seus bosques e extensa área verde, o Clube é um local propício para quem busca uma conexão mais intensa com a natureza, fugindo assim das áreas urbanas.
Se você tem interesse em conhecer melhor a estrutura do Clube Veleiros do Sul, basta acessar o Site Oficial Veleiros do Sul.
O nascimento da vela esportiva em Porto Alegre está entrelaçado com a fundação do renomado Clube Veleiros do Sul.
Nos anos 20, alguns entusiastas da vela exploravam as águas do Guaíba. De acordo com registros históricos expostos pelo site oficial do clube, alguns entusiastas de esportes náuticos costumavam reunir-se inicialmente no bar Liliput, na Av. Otávio Rocha, e foram esses autodenominados “veleiros avulsos” que deram início a regatas na raia do bairro Navegantes.
Contudo, apesar do entusiasmo, eles careciam de um local apropriado para abrigar os barcos. O empresário Leopoldo Geyer, anteriormente mencionado neste artigo, adquiriu um terreno na rua Frederico Mentz, onde um grupo de velejadores poderia finalmente ter seu porto e sede. Foi pelas mãos do engenheiro Luiz Pufal, que o projeto para o futuro clube foi desenvolvido.
Em uma das reuniões habituais no Liliput, Hugo Berta teve a brilhante ideia de fundar uma sociedade em homenagem à Marinha do Brasil durante as comemorações do Dia do Marinheiro. Assim, em 13 de dezembro de 1934, o Clube Veleiros do Sul foi oficialmente fundado em um emocionante jantar na Sociedade Germânia, com Ewaldo Ritter escolhido como o primeiro Comodoro.
Nossa intenção com este conteúdo é abordar 3 dos mais tradicionais clubes de vela da Cidade de Porto Alegre, lembrando que existem outros clubes que operam na região.
Se você anseia morar em uma cidade que valoriza esportes náuticos, esta cidade é Porto Alegre.
Você tem interesse em conhecer imóveis na Zona Sul de Porto Alegre? onde se encontram os melhores clubes da cidade, basta acessar a área de pesquisa do nosso site.
Por sermos uma Assessoria Imobiliária focada em imóveis de Alto Padrão, certamente você encontrará os melhores imóveis de acordo com seu padrão de escolha.