Conheça a História do Bairro de Ipanema

Conheça a História do Bairro de Ipanema

ccbike.jpg

O bairro de Ipanema foi criado por lei que data em 1959, juntamente com outros 55 bairros que compõem a cidade de Porto Alegre. As origens do bairro remontam ao início da década de 1930, onde Ipanema não passava de uma imensa zona rural de Porto Alegre, como Tristeza, Pedra Redonda e Cavalhada, onde se cultivavam arroz, aipim, milho e frutas, além da criação de gado leiteiro.

Em comparação aos bairros vizinhos, Ipanema ainda era uma região muito desabitada. O início de sua ocupação se deu efetivamente quando Oswaldo Coufal adquiriu grande propriedade (às margens do rio Guaíba) então pertencente a Otto Niemayer, para em seguida dividir em lotes.

Ele próprio projetou o loteamento em 1932, que mais tarde viria a ser o balneário mais famoso de Porto Alegre. Coufal queria ver o local transformado em ponto turístico e inspirado na cidade do Rio de Janeiro, onde adorava passar as férias com sua família, nomeou o bairro de Ipanema e deu nome às ruas.

No início do século XX, Porto Alegre começou a se expandir em direção a zona sul que conhecemos, chegando até o bairro Tristeza. Antes o acesso a região só era possível pela estrada da Cavalhada. Oswaldo Cofaul comprou muitas dessas chácaras que, anos mais tarde, foram transformados em loteamentos, dando início ao desenvolvimento da região.

Desta forma, Ipanema foi aos poucos tomando o jeito de uma pequena cidade do interior, com um plano de urbanização que incluía a igreja, a praça principal e a escola pública.

Ipanema nos dias atuais

Atualmente, Ipanema é um lugar predominantemente residencial, com diversas opções de lazer e entretenimento. O bairro é marcado principalmente pela sua beleza, tranquilidade e um exuberante pôr do sol - o mais admirado da cidade, seja das pedras, do calçadão ou de uma mesa com chope gelado.

Calçadão de Ipanema

O Calçadão de Ipanema fica às margens do Guaíba e é um dos lugares mais conhecidos da capital gaúcha. É indicado para pessoas que procuram um bom lugar para caminhar, praticar esportes ou curtir barzinhos e restaurantes, acompanhado de um belo pôr do sol a beira do rio.

São mais de mil metros de praia de água doce, onde os visitantes podem desfrutar de diversas instalações como ciclovias, área de esportes, chuveiros, churrasqueiras, bancos e aparelhos de ginástica ao ar livre.

Esportes Náuticos

O lago Guaíba já foi o palco de diversos festivais e eventos náuticos. Para quem gosta, no local há uma instalação chamada PROA Praça Náutica, que é uma associação que promove esportes náuticos como aulas de vela, Stand Up Paddle e Kitesurf. Os visitantes também podem ir até lá para um passeio de barco pelo Guaíba, no qual é possível conhecer pontos turísticos e ecológicos do local.

Comércios e serviços locais

Em Ipanema você encontra todas as conveniências necessárias para uma vida completa e sossegada. Conta com diversas instituições de ensino, bancos, bons restaurantes, bares, academias e tudo o que você precisa para viver tranquilamente.

O ambiente amplamente arborizado torna Ipanema o local perfeito para pessoas que buscam tranquilidade, conforto e muitas belezas naturais.


// fazer com que os eventos do css setar os atributos