Corretor de imóveis: saiba qual a importância desse profissional

Publicado em 22 de junho de 2022
Corretor de imóveis: saiba qual a importância desse profissional

 

A compra de um imóvel é um momento importante, seja para uso próprio ou investimento. Além da busca pela melhor opção de acordo com o perfil do comprador, é preciso estar atento a outros detalhes. E é então que entra a importância do corretor de imóveis. Esse é o profissional capacitado para tratar de todos os momentos da negociação, desde a procura até a escritura. A seguir, saiba mais sobre essa profissão e como ela facilita a compra da sua casa ou apartamento!

Muito mais do que um vendedor, o corretor de imóveis é responsável por todas as etapas da compra, venda e locação de um imóvel. Ele é o intermediador da negociação, seja ela com fins residenciais ou comerciais. Além de ajudar na busca pelas opções mais adequadas, o corretor oferece todo o suporte e auxílio necessário, fazendo o meio de campo entre o comprador ou locatário e o proprietário.

Cabe ao corretor de imóveis estar presente até a finalização do negócio, orientando seus clientes a respeito de documentações e esclarecendo quaisquer outras dúvidas que possam surgir durante o processo burocrático. Afinal, sabemos que esses assuntos não são simples e precisam de máximo cuidado e responsabilidade.

Afinal, o que faz o corretor de imóveis?

No Brasil, essa profissão foi regulamentada em 1962 e, atualmente, segue a Lei 6.530, datada de 12 de maio de 1978. Também conhecido como corretor ou agente imobiliário, o profissional deve estar registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do estado, por isso é importante que o cliente esteja atento a essa informação, pois é a garantia da segurança do negócio.

Vale lembrar que o corretor de imóveis pode atuar tanto em uma imobiliária, quanto de forma autônoma. Entre suas funções, além da busca e do acompanhamento em visitas a imóveis para venda ou locação, também estão:

  • Avaliação de imóveis para venda
  • Captação de imóveis para venda e locação
  • Venda e locação de imóveis residenciais, comerciais e corporativos
  • Negociação e intermediação do negócio
  • Busca personalizada de imóveis conforme a necessidade do cliente
  • Verificação da documentação do imóvel
  • Suporte durante o processo burocrático de locação ou venda
  • Correspondente imobiliário na Caixa Econômica Federal

Para se tornar um corretor de imóveis, é preciso realizar uma formação específica, afinal, ela é uma profissão regulamentada. Isso permite que o profissional aprimore seus conhecimentos sobre a área e se capacite para melhor atender seus clientes. Após a formação, deve realizar seu registro no CRECI, pois, como dissemos anteriormente, somente corretores regulamentados podem exercer a profissão.

Com isso, é possível oferecer um atendimento personalizado, atendendo às expectativas de cada cliente. A partir das experiências e conhecimento de mercado, cada corretor é capaz de oferecer as soluções mais adequadas para cada perfil de cliente.

Gostou desse conteúdo e quer conferir mais informações sobre o mercado imobiliário e como adquirir o imóvel ideal? Então continue acompanhando o blog da Vera Bernardes!