Na hora de escolher um novo imóvel, algumas dúvidas podem surgir. Uma delas está relacionada ao tamanho ideal de apartamento para a família, afinal, qual a metragem mais indicada para a sua necessidade a fim de oferecer conforto a todos os moradores? Se você tem dúvidas quanto a essa característica, confira o conteúdo especial que preparamos!
Pensar no tamanho ideal de apartamento é uma questão básica na hora de escolher um novo imóvel. E isso está relacionado tanto ao conforto dos moradores, à privacidade de cada um, quanto à disposição do mobiliário, principalmente para aquelas famílias que desejam aproveitar as peças já existentes. Por isso, é indicado analisar quais são os móveis que o comprador deseja levar para o novo lar e, sempre que possível, conferir se as dimensões são condizentes com os espaços disponíveis. Dessa forma, evita-se surpresas e até mesmo prejuízos após a mudança.
Em geral, o primeiro passo a analisar é o número de pessoas que vai morar no local. Somente um casal? Casal com filhos? Se sim, quantos filhos e quais suas idades? Essas informações são importantes para definir a quantidade de dormitórios, banheiros, bem como a metragem geral do imóvel, com atenção especial às áreas de uso comum. Afinal, uma família de quatro pessoas, por exemplo, requer três dormitórios e uma sala confortável para que todos possam usufruir juntos.
Quando se trata de crianças, é ideal que o apartamento tenha uma área social confortável, que ofereça espaço suficiente para as brincadeiras do dia a dia, além de um quarto com metragem adequada tanto para a cama e roupeiro, quanto para um local de estudos. E o mesmo vale para adolescentes. Em geral, os jovens passam mais tempo dentro de seus dormitórios, então, por sua vez, esses espaços devem oferecer opções de conforto e lazer, além de soluções funcionais para a rotina.
Pensando no casal, é indicado que o dormitório ou a suíte ofereça um espaço confortável para atender a duas pessoas ao mesmo tempo. Também é necessário pensar no armazenamento de roupas, objetos e outros itens pessoais, por isso, o layout do quarto do casal deve atender a essa necessidade, com a possibilidade de inserir um roupeiro espaçoso para duas pessoas.
Caso a família tenha animais de estimação, também é necessário avaliar o espaço para o pet. Afinal, eles precisam de uma área agradável para brincadeiras, além de um cantinho reservado à alimentação e às necessidades. Por isso, verifique se o imóvel que você deseja adquirir dispõe desse espaço, pois caso contrário, a rotina pode ficar desconfortável no decorrer do tempo.
Outro fator importante é analisar as expectativas para o futuro da família, se o casal deseja ter mais filhos ou mesmo se os filhos já adultos têm planos de sair de casa. Dessa forma, é possível adquirir um imóvel que já atenda a essas necessidades, sem que seja preciso fazer uma nova mudança em um curto período de tempo.
Gostou desse conteúdo e quer mais dicas sobre como escolher o imóvel ideal para você e sua família? Então continue acompanhando o blog da Vera Bernardes!