Um pouco mais longe da região central de Porto Alegre, a Zona Sul propicia uma vivência completamente diferente para os moradores. Essa região une desenvolvimento e crescimento em contato direto com a natureza e as águas do Rio Guaíba. E, para quem adora ficar na água, há uma série de esportes náuticos para praticar na Zona Sul.
Vela, remo e kitesurf são alguns exemplos de esportes que você pode aprender em um dos vários clubes que se espalham pelas margens do rio mais tradicional da capital gaúcha. Além disso, a região fica junto a condomínios residenciais excelentes, o que garante uma qualidade de vida muito maior.
Afinal, essa proximidade com a prática esportiva permite melhorar o preparo físico e as habilidades motoras ao mesmo tempo que aumenta seu bem-estar.
Quer conhecer um pouco mais sobre a região e quais são os esportes náuticos para fazer na Zona Sul de Porto Alegre? Então continue conosco e saiba tudo o que precisa, vamos lá!
A orla do Guaíba vem sendo revitalizada, principalmente nas áreas centrais de Porto Alegre. Mas, o que muita gente ainda não sabe é que a Zona Sul, além de ser ponto de partida para praticar esportes náuticos, também possui algumas praias e parques para você aproveitar.
Nesse sentido, você pode escolher locais como o Parque Pontal ou as praias de Ipanema, Belém Novo e do Lami para curtir o dia. Sem contar que em todos esses locais você consegue aproveitar um belíssimo pôr do sol, característico da cidade.
Ao longo de toda a orla, a capital conta com diversos clubes náuticos que oferecem aulas com níveis variados para quem quer praticar algum esporte aquático. Em suma, as aulas ensinam as lições básicas para quem ainda não teve contato com a prática esportiva e assessoria para quem já tem experiência. Sem contar que, às vezes, é possível alugar o equipamento no mesmo lugar.
Praticar esportes, sejam eles na água ou não, é uma excelente maneira de manter a saúde em dia e, ainda, de sair um pouco da rotina. Para quem vive no sul de Porto Alegre, as modalidades esportivas aquáticas são uma opção interessante, pois já estão próximas às águas do Guaíba.
Sendo assim, confira alguns esportes náuticos para praticar na Zona Sul e fugir do barulho da cidade:
Nessa modalidade, o praticante usa uma prancha apoiada nos pés e uma pipa (que fica presa na cintura), para deslizar sobre a água. Com o tempo e o ganho de habilidade você pode, inclusive, conseguir fazer algumas manobras que incluem pequenos voos.
Outro esporte náutico para praticar na Zona Sul é o wakeboard. Neste, você também usa uma prancha, no entanto, duas botas acopladas ao equipamento garantem maior estabilidade.
Para o movimento, uma corda com manete fica presa à cintura em uma extremidade e à uma lancha na outra. Dessa maneira, quando a lancha navega, ela puxa o esportista, que precisa se equilibrar sobre a prancha.
O windsurf, por sua vez, é uma mistura entre surfe e vela. Isso porque, o equipamento consiste em uma prancha similar à do surfe e uma vela que está acoplada. Esse esporte pode ser praticado tanto de forma recreativa quanto profissional, afinal, trata-se de uma modalidade olímpica.
Se você quer conhecer mais, saiba que na Zona Sul de Porto Alegre você consegue praticar o esporte náutico da maneira que quiser. Além disso, ao manter essa atividade, pode desenvolver maior resistência muscular, o que é ótimo para a saúde.
Em síntese, a canoagem pode ser praticada sobre um caiaque ou uma canoa. Com algumas diferenças entre si, o caiaque é indicado para quem deseja aumentar a dose de adrenalina na atividade física.
Enquanto isso, a canoa é uma opção melhor para quem quer curtir o exercício em meio às águas.
Outra alternativa para quem gosta de um esporte um pouco mais calmo é o stand uppaddle (SUP). Afinal, com um pouco de equilíbrio, uma prancha grande e o auxílio de um remo, você pode deslizar sobre a água. Por conta dessas características, esse esporte náutico pode ser praticado em todas as idades.
Os barcos movidos à vela dependem da força do vento para velejar e também são uma possibilidade para quem quer praticar algum esporte náutico na Zona Sul. Com tamanhos variados, você tem a oportunidade de aprender mais sobre a influência dos ventos e das águas para conseguir fazer suas regatas de modo pacato e, ao mesmo tempo, desafiador.
Essa atividade física consiste no uso de uma embarcação bem estreita que possui um banco móvel e que usa remos (em um ou dois lados) para se locomover pela água. Conhecido pelo desenvolvimento da resistência muscular, é mais uma opção de esportes que podem ser praticados no Guaíba.
Um pouco menos praticada e até mesmo com história mais recente no Brasil, a canoa havaiana é um tipo de canoagem. Esse esporte se baseia nas canoas usadas na polinésia (Hawaii, Tahiti e Nova Zelândia).
De modo geral, a embarcação acomoda em torno de 6 pessoas e se caracteriza por ter um flutuador na lateral que fica preso por hastes à parte principal. O flutuador ajuda a manter o equilíbrio e estabilidade da canoa.
Também conhecido como moto aquática, o jet ski tem se tornado presença constante nas águas do Guaíba. Ao praticar esse esporte náutico na Zona Sul você tem mais liberdade para explorar algumas manobras longe da margem e passear pela região. Além disso, ele é a união perfeita entre adrenalina e velocidade.
Leia também:
Ao longo da orla da Zona Sul de Porto Alegre você encontra alguns clubes de esportes náuticos que oferecem atividades para as pessoas. Desde crianças até adultos e idosos, todo mundo pode encontrar uma modalidade que se identifique.
Dentre os clubes da orla, podemos citar, por exemplo:
Pois então, agora que você já sabe o nome de alguns locais para a prática esportiva e conhece os esportes mais tradicionais na orla porto-alegrense, que tal começar?
Além disso, já aproveite para conhecer outras atividades na região sul da cidade e se encantar com os empreendimentos que estão sendo realizados por ali.