Investimento em imóvel comercial ou residencial: como escolher?

Publicado em 9 de janeiro de 2023
Investimento em imóvel comercial ou residencial: como escolher?

 

O mercado de imóveis residenciais e comerciais está constantemente aquecido, por conta da valorização do patrimônio e a alta demanda. Investir em imóveis ainda é o tipo de investimento mais seguro e, para escolher entre tantas opções, é preciso levar algumas características em consideração.

O que são imóveis residenciais?

Imóveis residenciais são, como o próprio nome representa, para pessoas residirem sem finalidade empresarial. A estrutura deve contar com o básico para atender as necessidades dos moradores, como quarto, banheiro e cozinha. Os tipos de imóveis mais procurados são casa, apartamento, studio, kitnet, flat, cobertura e garden.

Para investidores, ao adquirir um imóvel para locação, deve-se levar em conta que o inquilino é a pessoa física, comumente famílias, casal ou solteiros. Além disso, contratos de locação residenciais são mais curtos, que geram mais instabilidades. Porém, podem ser explorados em temporadas, estações ou eventos específicos.

O que são imóveis comerciais?

Imóveis comerciais são propriedades que têm como finalidade ser um espaço destinado para negócios, com estrutura para atividades empresariais. Alguns exemplos de imóveis com alta procura são lojas, salas e lajes comerciais, depósitos e shoppings centers.

Ao investir nesse tipo de imóvel, o comprador tem que estar atento ao público para o qual ele é direcionado, que são pessoas jurídicas de diferentes portes. Os contratos costumam ser mais extensos do que os comerciais, pois empresas necessitam de um tempo maior para se estabilizar.

Investir em imóveis: Qual a melhor opção?

O investimento em imóvel residencial ou comercial vai depender do perfil do investidor. Porém, além das características citadas anteriormente, mais alguns pontos podem influenciar nessa decisão.

A demanda por imóveis residenciais é maior. Em contrapartida, é um mercado altamente concorrido. Ao passo que imóveis comerciais são mais afetados pela economia, mas podem ter uma renda alta e valores maiores.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a localização, já que influencia diretamente na decisão do público. Imóveis residenciais estão espalhados por todas as partes e podem ser locados independente da região, já que sempre há demanda de moradores. Já imóveis comerciais dependem mais desse fator, pois precisa pesquisar o público e detalhes nas redondezas.

Por fim, também deve ser analisada a infraestrutura de prédios e condomínios onde o imóvel está inserido. A estética e estrutura é ainda mais importante para imóveis comerciais, já que afeta a imagem da empresa diretamente.

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Sem dúvidas, o investimento imobiliário em imóveis residenciais e comerciais é uma ótima opção, não somente por ser um dos mais seguros no mercado, mas também pelas vantagens abaixo:

  • Facilidade de negociação
  • Potencial de valorização
  • Alta rentabilidade
  • Demanda constante
  • Renda passiva
  • Investimento mínimo

A melhor escolha depende do perfil do investidor, mas já é possível compreender que o universo de investimentos imobiliários é extremamente vantajoso.

Orientação da imobiliária sobre investir em imóveis

Pensar em todos esses detalhes não é uma tarefa fácil. Porém, esse tipo de investimento envolve valores altos e, por isso, deve ser realizado com cautela e de preferência com o auxílio de profissionais da área imobiliária.

Para saber mais sobre esse assunto e tirar eventuais dúvidas, entre em contato com a equipe da imobiliária Vera Bernardes, com mais de 30 anos de experiência em Porto Alegre: