Origem dos bairros: Cristal

Origem dos bairros: Cristal

Origem dos bairros: Cristal Com 61 anos de história, o Cristal é um importante bairro da zona sul de Porto Alegre. Para compreender um pouco mais sobre sua relevância, basta perceber que ele é o responsável pelo acesso à região através de suas avenidas principais, a Padre Cacique, Icaraí e Diário de Notícias.

unnamed (4).jpg

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Considerado um bairro nobre, com ruas compostas por belas residências e empreendimentos de alto padrão principalmente em sua região mais alta, o Cristal também é o endereço de muitas atividades de lazer na capital, como o maior shopping da cidade, o BarraShoppingSul, o Jockey Clube e a Fundação Iberê Camargo, localizados na Diário de Notícias e Padre Cacique, respectivamente.

unnamed (5).jpg

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Espaços de lazer para todos os gostos

Falando em lazer, impossível deixar de lado a paisagem exuberante proporcionada pelo mais belo cartão postal de Porto Alegre, o Guaíba. Da beira do lago no Cristal é possível admirar a beleza do pôr do sol e se encantar com os visuais que despontam no horizonte a cada momento do dia. Para quem deseja se conectar com a natureza e aproveitar ótimos momentos ao ar livre, o pontal do estaleiro também é um ponto interessante de ser visitado.

unnamed (6).jpg

Foto: Helena Rocha/PMPA

A infraestrutura é mais um dos atrativos que o bairro oferece não apenas aos turistas e visitantes, como também aos moradores. Por lá estão muitas opções de comércio, supermercados, além de estar localizado a poucos minutos do centro da capital, proporcionando muita praticidade durante o dia a dia.

Cristal e a origem de seu nome

Hoje em dia, a hipótese que mais se aceita sobre a razão do bairro receber este nome está na composição da terra presente na região, rica em quartzo. Na época, os navegadores que chegavam à cidade através do Guaíba contavam que de longe se impressionavam pelo brilho que observam no solo, razão pela qual começaram a chamar aquele local pelo apelido de cristal.

Antes de se tornar um bairro urbano e repleto de construções de alto padrão, o Cristal era uma região rural, composta por muitas chácaras e sítios. Sua urbanização teve início nos anos 1880, quando construíram ali uma hospedaria para receber os imigrantes que chegavam à região. Como curiosidade, alguns anos mais tarde, em 1889, Bento Gonçalves utilizou a hospedaria para treinar a montaria da Brigada Militar.

Estrada de Ferro do Riacho: Durante muitos anos, uma estrada de ferro era a única ligação da região onde atualmente se localiza o Cristal com o restante da cidade. A Estrada de Ferro do Riacho era a responsável pelo acesso entre a Ponte de Pedra (hoje conhecida também como Ponte dos Açores, monumento histórico junto ao Largo dos Açorianos) e o bairro Tristeza. E foi sob o comando de Alberto Bins, o primeiro prefeito de Porto Alegre, que o bairro ganhou uma avenida, a Campos Velho, para conectá-lo ao restante da cidade.

Atualmente, o Cristal é um dos bairros mais importantes de Porto Alegre, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para seus moradores. Quer saber mais sobre a zona sul da capital? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece na região!