Bairro Ipanema de Porto Alegre: conheça a origem

Publicado em 22 de junho de 2022
Bairro Ipanema de Porto Alegre: conheça a origem

 

Origem do Bairro

Assim como ocorreu com o bairro Cristal, Ipanema também foi oficialmente criado em uma lei que remonta ao ano de 1959. No entanto, sua origem é muito anterior a esta data e nos leva à década de 1930, quando a zona sul de Porto Alegre mais parecia uma cidade do interior. Com estradas de chão e uma grande área rural, fazendas e chácaras eram muito comuns naquele local, que ainda reunia poucos habitantes. No bairro Ipanema, os fazendeiros criavam gado leiteiro e cultivavam frutas, arroz, milho e outras variedades, em plantações irrigadas pelo Arroio Capivara, com foz no lago Guaíba. Nas suas décadas iniciais, o acesso se dava somente pela Estrada da Cavalhada, asfaltada nos anos 1950 e que atualmente corresponde a avenidas importantes da zona sul, como Teresópolis, Nonoai e Cavalhada.

Por que Ipanema?

Quando se fala em Ipanema, impossível não lembrar da praia carioca de mesmo nome, não é? Localizado à beira do Guaíba, com áreas que preservam o clima praiano e oferecem muito bem-estar aos moradores e visitantes, a região porto-alegrense recebeu esse nome como uma homenagem de Oswaldo Coufal ao bairro do Rio de Janeiro. Coufal adquiriu suas primeiras terras naquela zona no início da década de 1930 e resolveu batizar seu novo loteamento de Balneário Ipanema, com a intenção de transformar o local em um ponto turístico inspirado na Cidade Maravilhosa. Para preservar o clima de praia e seguir com o conceito que desejava imprimir à região, junto a outros loteadores que construíram casas de férias por ali, decidiram homenagear também as praias gaúchas, nomeando algumas de suas ruas de Atlântida, Torres, Cassino, Capão da Canoa, Cidreira e Tramandaí.

Pessoa praticando windsurf

Foto: Cesar Lopes / PMPA

A partir da década de 1950 e potencializado em 1960, Ipanema se tornou um bairro residencial e não somente de veraneio. Por ter uma vista privilegiada para o Guaíba e se caracterizar como uma região tranquila que oferece uma excelente qualidade de vida aos moradores, muitas construções imponentes despontaram às margens do lago. Profissionais de renome passaram a ter seu endereço no Ipanema, como médicos e advogados bem sucedidos de Porto Alegre, transformando o bairro em uma nobre região da cidade.

Ipanema hoje

A característica de balneabilidade é um dos motivos pelos quais muitos clubes de lazer estão sediados na região. Isso agrega qualidades ao local e o faz ser muito procurado por aqueles que desejam desfrutar momentos de contemplação e diversão ao ar livre. Além disso, o bairro conta com infraestrutura completa e mesmo sendo distante das regiões centrais da capital, atrai moradores que desejam mais qualidade de vida para seus dias.

Pessoas praticando Vôlei na beira do rio.

Foto: Brayan Martins / PMPA

Muito arborizado e dotado de casas e edifícios de alto padrão, Ipanema é um bairro essencialmente residencial e tem como diferencial seu calçadão e ciclovia à beira do Guaíba, muito utilizados pelos moradores da região. O projeto de revitalização da orla de Ipanema também é um marco importante na história do bairro, potencializando seu status turístico e oferecendo mais uma opção de lazer aos porto-alegrenses. O Ipanema é um dos bairros mais charmosos de Porto Alegre, com construções imponentes e infraestrutura completa, sem deixar de lado o clima praiano que o acompanhou ao longo da história. Quer saber mais sobre a zona sul da capital? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo o que acontece na região!