Origem dos bairros: Nonoai

Origem dos bairros: Nonoai

Passados 61 anos após a formalização de sua existência através de uma lei municipal, o Nonoai é mais um dos bairros que ajudam a compor a histórica zona sul de Porto Alegre. A região é conhecida pelo seu aspecto tranquilo, apesar de estar localizada relativamente próxima ao agito do centro. Essencialmente residencial, também é possível encontrar muitas opções de comércio por lá, principalmente em sua avenida principal, a Nonoai, construída em 1916.

image1.png

O bairro Nonoai faz divisa com outros bairros importantes de Porto Alegre, como Teresópolis, Cavalhada, Santa Tereza e Cristal (Imagem: Google)

Um dos pontos turísticos do bairro é um castelo histórico composto por duas torres. Ele foi construído na Travessa Fortaleza nos anos 1920 e pertence aos irmãos Ernesto e Luiz Leiner. Localizado sobre um aterro de nove metros de altura, costuma atrair muitos olhares curiosos de quem passa pela região, afinal, a arquitetura se destaca em meio ao cenário urbano. Na época de sua construção, abrigou a sociedade de Tiro 4, vinculada à Guarda Nacional com o intuito de instruir reservistas do Exército.

Por que Nonoai?

A origem de seu nome é uma homenagem a um dos mais ilustres morador que a região já teve em sua história, o Barão de Nonoai. Integrante do movimento abolicionista, João Pereira de Almeida também foi chefe da Guarda Nacional durante o período do Brasil Império. Nomeado Barão por Dom Pedro II como símbolo de sua importância nas ações abolicionistas, ele nasceu no município gaúcho de Nonoai e quando adulto se mudou para Porto Alegre. Outro fato que merece ser destacado é a origem indígena do nome Nonoai. Ele foi um cacique Caingangue que, de acordo com historiadores e pesquisadores da cultura indígena, viveu por aproximadamente 120 anos.

Pontos importantes do bairro

Essencialmente residencial, o Nonoai também possui alguns núcleos habitacionais importantes, como a Cidade Jardim, a Chácara Menezes e a Chácara Sperb. Além disso, é neste bairro que está localizada a Sociedade Porto-Alegrense de Auxílio aos Necessitados (SPAAN), um asilo com 90 anos de história.

Gostou desse conteúdo? Então siga acompanhando nosso blog e descubra mais sobre as regiões de Porto Alegre!