Para quem mora em Porto Alegre, a Orla do Guaíba é um ponto de encontro. Agora, com os começos das obras do Parque da Orla, parece que este lugar também começa a figurar como uma nova opção para os turistas que visitam o Rio Grande do Sul (RS).
A promessa de ser um dos maiores parques temáticos do Brasil atrai a curiosidade das pessoas e, toda essa empolgação não é por menos. Afinal, o espaço promete manter a identidade cultural do estado ao mesmo tempo que proporciona novas opções de lazer e entretenimento.
Assim sendo, além de recontar a história do povo gaúcho, o parque vai mostrar quais são as possibilidades para o futuro. Para isso, a tradicional Casa do Gaúcho (centro de eventos) será remodelada, haverá uma roda gigante, mirantes, passarelas e mais uma série de atrações novas.
Quer conhecer mais sobre esse parque e o que você já pode fazer por ali? Então siga conosco e descubra tudo sobre o Parque da Orla.
O Parque da Orla de Porto Alegre será todo o espaço que hoje se conhece como o Trecho 1 da Orla (revitalizado em 2018) e o Parque Maurício Sirotski Sobrinho (Parque Harmonia). Enquanto que o trecho revitalizado receberá obras de conservação e algumas melhorias, o segundo será totalmente reformado.
Ao todo, o complexo temático estará em uma área de cerca de 250 mil metros quadrados. Neste local, serão instaladas novas estruturas que prometem se integrar à vida dos porto-alegrenses e atrair mais turistas para a cidade.
Um consórcio entre o Grupo Deboni, o Grupo Austral e a 3M Produções é o responsável pela gestão e execução das obras tanto do atual Parque Harmonia quanto do Trecho 1 da orla do Guaíba.
Esta empresa, conhecida como Gam3 Parks tem a concessão do espaço por 35 anos, com a possibilidade de renovação para o mesmo período.
Durante o tempo em que fica responsável pelos dois locais da capital gaúcha, a Gam3 Parks deve atuar na preservação das estruturas que já existem e investir em novas infraestruturas.
Dentre as novas instalações está a transformação do Parque Harmonia no maior parque temático do RS, sendo referência em turismo, eventos e entretenimento. Ao longo dos próximos anos, a ideia é investir em torno de 280 milhões de reais nesse projeto.
A ideia central do Parque da Orla é que ele se torne um lugar para aproximar os moradores e turistas da cultura, história, lendas e personagens do Rio Grande do Sul. Para que isso aconteça, o parque temático de Porto Alegre contará com uma série de estruturas e atrações.
A partir das mudanças, o Parque Harmonia será dividido em 6 áreas principais:
Além disso, o futuro parque temático contará com um Open Mall com operações de gastronomia e comércio e estrutura que remete às etnias que compõem o estado, uma nova churrascaria, estacionamento remodelado e outras atrações.
Como essa área da Orla do Guaíba já foi revitalizada nos últimos anos, ela não sofrerá mudanças drásticas em sua arquitetura. No entanto, parte do projeto de criação do Parque da Orla contempla a instalação de quiosques, que já estão em operação.
O trecho, que fica próximo à Usina do Gasômetro, também deve receber algumas estruturas novas, que visam aumentar a circulação das pessoas e seu tempo de permanência no espaço.
Com isso, decks flutuantes, eventos especiais e novas opções gastronômicas vão fazer parte de um dos lugares mais tradicionais dos porto-alegrenses.
Por fim, projetos como o Recicla Guaíba começam a entrar em operação visando incentivar a coleta seletiva de lixo na região. Tudo isso para que a orla tenha menos lixo espalhado e se torne um lugar mais sustentável.
A pedra fundamental do Parque da Orla foi colocada em 2022 e, ao todo, a obra de criação do parque temático deve durar até 2027. Para a execução de todas as alterações, o projeto está dividido em 4 etapas, com a conclusão de uma por ano.
Para 2023, está prevista a inauguração da roda gigante com 66 metros de altura, ainda no mês de setembro. Essa atração contará com 30 cabines que podem carregar até 6 pessoas e permitirá uma vista privilegiada do parque, da orla e da cidade como um todo.
A entrada no Parque da Orla seguirá o que já ocorre com o Parque Harmonia, portanto, será gratuita. Desse modo, todos os visitantes poderão circular pelas instalações, conhecer as vilas e desbravar as novidades do parque temático.
Mas, para curtir as futuras atrações como a roda gigante e o Parque dos Dinossauros, por exemplo, haverá a cobrança de ingresso.
Ao todo, a Gam3 Parks espera receber em torno de 5 milhões de visitantes por ano depois que as obras estiverem concluídas.
Sim!
Enquanto que o Parque Harmonia passa por uma remodelação, o tradicional Acampamento Farroupilha, que ocorre no mês de setembro, continuará existindo.
Além de estar previsto na licitação de concessão do Parque da Orla, o acampamento também passará por mudanças. Assim sendo, os cerca de 300 piquetes que são instalados no parque ganharão maior infraestrutura de energia e saneamento, tornando o espaço mais seguro.
Da mesma forma que o acampamento segue em funcionamento durante os festejos farroupilha, outras atividades que já são tradicionais dessa região de Porto Alegre ainda fazem parte da agenda.
Ou seja, você ainda poderá frequentar o espaço durante:
Pois bem, o Parque da Orla será um grande empreendimento que promete mudar a cidade de Porto Alegre e a transformará num polo turístico mais diversificado. Enquanto as obras ainda estão em andamento, você ainda pode curtir um belo pôr do sol próximo aos trechos já revitalizados e usar esses locais para a prática de esportes ou para lazer.
Leia também: