Principais Opções de Lazer para Você e sua Família na Zona Sul

Publicado em 22 de junho de 2022
Principais Opções de Lazer para Você e sua Família na Zona Sul

Em uma das regiões mais formosas da capital gaúcha, o que não faltam são boas opções de passeios para aproveitar o dia com a família. São diversas áreas verdes, parques, museus, lojas e muitas opções gastronômicas e de divertimento noturno. Então, confira os melhores lugares que a Vera Bernardes separou para você aproveitar cada momento com bastante animação junto de sua família.

Calçadão de Ipanema

Se você está ou vai para a Zona Sul, não pode deixar de visitar o bairro Ipanema e apreciar uma bela vista do calçadão. A vista é um dos cartões postais de Porto Alegre e não é por menos! Ao fim da tarde é possível ver um lindo pôr do sol, com o astro refletido nas águas e se escondendo pelo horizonte. É um dos maiores shows da natureza pela região!

Por lá, você pode começar o dia com um bom café da manhã no Pão e Gulla Confeitaria, almoçar em um dos melhores restaurantes da orla – Atmosfera de Ipanema – e finalizar assistindo o maior espetáculo da localidade.

Parques da Zona Sul

Se você curte um passeio ao ar livre recheado com belezas naturais, não pode deixar de ir ao Morro do Osso. O parque, que fica em Ipanema, tem 143 metros de altura onde é possível admirar uma vista espetacular de todo o sul da cidade, que engloba inclusive o Lago Guaíba. O local é área de preservação ecológica, onde há grande biodiversidade e resquícios de Mata Atlântica.

Outro passeio com muito contato com a natureza está no Parque Gabriel Knijnik em Vila Nova. Lá os visitantes encontram uma enorme área verde, diversas árvores frutíferas e contam com churrasqueiras, playground, quadras de futebol, coreto e mais.

Os Melhores Cafés

No bairro Tristeza você encontra um dos cafés mais charmosos, o Café&Prosa. O local compartilha seu espaço com a Floricultura Winge e é um ótimo refúgio para os apreciadores da natureza e de um delicioso café.

Além disso, a floricultura trabalha com diversos móveis e produtos diferenciados.

Também no bairro Tristeza está o Machry Armazém e Bistrô, um dos pontos mais tradicionais da região. Lá você vai se deliciar com bolos, sanduíches especiais e tortas (já falamos aqui no blog sobre a de doce de leite com banana). O local também é bem charmoso, como sinos, luminárias, almofadas coloridas e cheio de área verde.

Obras Arquitetônicas

No bairro Cristal está um dos pontos mais culturais da cidade, a Fundação Iberê Camargo, onde contém um acervo com mais de 5 mil obras do pintor gaúcho Iberê Camargo, que são apresentadas em exposições que mudam a cada seis meses. Além disso, o edifício é um marco para a arquitetura brasileira, sendo até premiado na Bienal de Arquitetura de Veneza.

Outra bela construção (e curiosa) que vale a pena ser vista, fica próximo a Pracinha da Tristeza e é conhecida como Templo Grego da Assunção, ou Teatro Yolanda Trebbi. A obra, construída na década de 1970, é composta por 18 colunas jônicas, o busto de Dionísio e é rodeado por um espelho d’água em formato de meia lua.