A tendência Urban Jungle ou “Selva Urbana” chegou para ficar e é perfeita para quem gosta de áreas verdes. A decoração é montada com plantas de diferentes espécies, cores e tamanhos. Tudo junto e misturado mesmo!
Esse estilo de decoração surgiu devido ao aumento de empreendimentos sem áreas verdes. As pessoas começaram a buscar mais conforto e tranquilidade nas plantinhas. A pandemia acelerou ainda mais essa tendência, que chegou para ficar, tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais.
A presença de elementos ligados à natureza é também uma forma sustentável de decoração e ajuda a compor o ambiente junto com os demais objetos da casa, sejam decorativos ou funcionais, como por exemplo quadros, mesas e luminárias. É a garantia de mais bem-estar, aconchego e contato com a natureza.
Dentro de casa ou escritórios, o ideal é optar por plantas menores, que não precisem de tanta luz solar. Já em varandas e sacadas, podem ser utilizadas espécies que gostam de sol e plantas pendentes.
Um detalhe importante é que há diferentes tipos, com cores e texturas que podem ser exploradas. E, claro, plantas que florescem também são ótimas para compor os cenários criados no Urban Jungle, por isso é interessante prestar atenção nas cores das flores que desabrocham.
Nada de desistir desse projeto por não saber quais os devidos cuidados devem ser tomados com as plantinhas! O ideal é optar pelas espécies que foram citadas, pois não dependem da luz solar diretamente. Porém, cada tipo exige um cuidado específico, como periodicidade de água e adubação da terra. É preciso ter uma programação quanto à essa nova rotina, pois caso contrário as plantas e flores podem não ter o desenvolvimento adequado e morrer.
E uma atenção importante com animais de estimação em casa, principalmente gatos e cachorros. Algumas plantas são consideradas tóxicas (venenosas) e podem gerar alergias e até mesmo serem fatais para os bichinhos em casos de contato ou consumo.
Na dúvida, o interessante é tirar todas as dúvidas no momento da compra. O indicado é ir diretamente em uma floricultura, onde há profissionais especializados no assunto.
É cada vez mais comum observar projetos de empreendimentos com ausência de pátios, independentemente do fato de serem imóveis de alto padrão ou não. Por isso, é interessante usar e abusar da criatividade, não somente em quartos e salas, pois é possível montar cenários super aconchegantes também em cômodos como cozinha e banheiro.
Foto: Internet/Divulgação
Defina o estilo e a disposição das plantas, para manter o espaço funcional e não atrapalhar o seu uso. Cuidado para não colocar plantas e flores em lugares muito utilizados, como nos balcões da pia ou muito perto do vaso sanitário.
A natureza pode proporcionar inúmeros benefícios e permite a montagem de espaços aconchegantes e até mesmo divertidos. Uma sugestão é preparar um cantinho de leitura, com mini cactos na estante junto aos livros e uma planta maior ao lado da poltrona. Ou quem sabe distribuir plantas e flores na sala de jogos, para dar uma quebra no cenário eletrônico?
A sacada pode virar um ponto de encontro para lazer e relaxamento. Também pode ser uma aposta interessante jardins verticais e plantas pendentes, para transformar esse lugar que muitas vezes não é levado em consideração no momento de decorar a residência.
Além disso, também tem a possibilidade de escolher vasos que combinem e harmonizem com o restante da decoração. A cor marrom é a mais comum de ser encontrada, e além de estar em alta, combina com as cores verdes do Urban Jungle. Hoje já é possível até mesmo personalizar os vasos, basta usar a criatividade!
Gostou dessa nova tendência? Acompanhe o blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre o mercado imobiliário e áreas afins 🙂