Vila Conceição em Porto Alegre: Descubra as curiosidades sobre este bairro

Publicado em 22 de junho de 2022
Vila Conceição em Porto Alegre: Descubra as curiosidades sobre este bairro

Origem dos bairros: Vila Conceição

Legalmente datado de 1959, com a Lei 2022 de 7 de dezembro daquele ano, o Vila Conceição é um belo bairro da zona sul de Porto Alegre. Por lá é possível se encantar com construções de alto padrão, residências amplas e muito bem-planejadas, que oferecem todo o conforto necessário para uma rotina prazerosa e repleta de bem-estar.

A região é conhecida atualmente por ser endereço de condomínios horizontais nobres, com moradias à beira do Guaíba, formando verdadeiras praias particulares para seus moradores.

Viver na Vila Conceição é sinônimo de requinte e bom gosto, o local oferece diversos atrativos para quem gosta de estar em contato com a natureza.

Além das belas águas do lago que é cartão-postal da capital, por lá pode-se respirar ar puro graças às generosas áreas verdes. Espaços arborizados, parques e praças são um convite para momentos de descontração junto à família e aos amigos.

Relembrando o passado

Para falar sobre a Vila Conceição de hoje, é impossível não mencionar seu passado e sua história repleta de ricos detalhes. Na verdade, a região surgiu em 1932, após a conclusão da obra da avenida Wenceslau Escobar, uma das principais da Zona Sul atualmente.

Anterior a esse fato, é válido lembrar a área fazia parte do bairro Tristeza e lá existia uma generosa propriedade, pertencente a José da Silva Guimarães.

O Seu Tristeza, como era chamado pelos conhecidos, decidiu idealizar seu próprio loteamento e no ano de 1921 convidou arquitetos franceses para realizarem o desenho do espaço, traçando suas ruas e principais características.

Foi assim que nasceu o Vila Conceição – até 1975, quando o acesso às praias gaúchas era difícil, a região se transformava em balneário para os moradores de Porto Alegre e arredores durante os dias mais quentes do ano.

Naquela época, as casas de alto padrão eram apenas refúgios para os fins de semana, no entanto, com o passar dos anos muitos proprietários decidiram se mudar definitivamente para o bairro, estimulando o seu desenvolvimento e infraestrutura.

Visuais encantadores

No Vila Conceição, a vista irretocável para o Guaíba é, certamente, um dos grandes atrativos. Quem gosta de admirar belas paisagens e estar em contato direto com a natureza encontra no bairro o lugar perfeito para viver.

Sofisticação e elegância também fazem parte da rotina na região, graças às casas em condomínio fechado, que oferecem toda a comodidade e conforto necessários para um dia a dia livre de qualquer preocupação.

Se você busca mais bem-estar e qualidade de vida para a sua família, comece agora mesmo a procurar a casa dos seus sonhos. Conte com a equipe de corretores da Vera Bernardes para descobrir o imóvel ideal para as suas necessidades.