Na hora de comprar um imóvel novo, algumas dúvidas podem surgir. Desde a localização ideal até as comodidades em geral, são muitas questões que devem ser analisadas antes de fechar o negócio, não é mesmo?
Uma das dúvidas mais comuns é a escolha entre casa ou apartamento, identificando qual a melhor opção para a família. Enquanto a primeira proporciona conforto, possibilidade de área externa e outras comodidades, a segunda opção é a ideal para quem precisa de praticidade e deseja segurança extra no dia a dia.
Algumas pessoas não têm dúvidas na hora de comprar um imóvel novo. Há aquelas que preferem casa e outras que, definitivamente, não abrem mão da praticidade de um apartamento. No entanto, para aquelas que ainda estão buscando a opção ideal, é possível avaliar algumas questões antes de assinar o contrato e ter um imóvel novo para chamar de seu.
Entre as questões mais comuns avaliadas pelos compradores está o perfil dos moradores. Para famílias grandes, que gostam de aproveitar muitos momentos da rotina na companhia um do outro, as casas são mais procuradas. Isso porque, esse tipo de imóvel proporciona espaço máximo, além de privacidade e muitas opções para receber. A possibilidade de mais quartos, cozinhas amplas e um belo espaço externo costumam encantar quem precisa de uma área ampla para acomodar toda a família.
Já para os jovens casais, até mesmo com filhos pequenos, os apartamentos são os preferidos. Em geral, esse tipo de público está focado nas questões profissionais, em um período da vida que requer dedicação ao trabalho e aos estudos. Dessa forma, um apartamento é uma opção prática para a rotina. Ainda assim, é possível optar por um edifício com boa infraestrutura, oferecendo todas as comodidades de uma casa. Condomínios com piscina, salão de festas, quadras poliesportivas, academia, brinquedoteca e área verde são cada vez mais comuns nas cidades brasileiras.
Se você está precisando de dicas de imóveis para decidir qual a melhor opção para a sua família, continue a leitura.
Em um primeiro momento, a privacidade é a principal vantagem que os moradores de casa costumam elencar. Isso porque, diferente de um apartamento, ao morar em uma casa você não precisa dividir o espaço com seus vizinhos de porta. Essa característica é muito marcante, já que atualmente muitos edifícios possuem suas unidades divididas por uma mesma parede, o que acaba propagando o som de um apartamento para o outro.
Além disso, ao morar em uma casa, você e sua família poderão usufruir de todo o espaço de lazer com o máximo de tranquilidade e privacidade, sem precisar dividi-lo com outros vizinhos ou convidados. Em casa, você pode organizar jantares com amigos, festas e outros eventos, sem a necessidade de seguir a regulamentação de um condomínio, por exemplo.
Em geral, os moradores de apartamento têm em comum a necessidade de mais praticidade no dia a dia. Diferente de uma casa, esse tipo de imóvel não requer manutenção, visto que esse tipo de serviço fica por conta do condomínio. Assim, você não precisará se preocupar com limpeza de jardins, corte de grama e manutenção da piscina, por exemplo.
A segurança também é um quesito muito apreciado por quem opta por um apartamento. Neste tipo de morada, esse fator costuma ser muito marcante, já que os condomínios verticais oferecem diferentes tipos de recursos para a segurança. Alguns contam com portaria presencial, outros com sistemas eletrônicos, como portaria remota e controle de acesso. Tudo pensado para proporcionar mais tranquilidade na rotina das famílias.
Leia também: Origem dos bairros: Ipanema
Gostou desse conteúdo e quer mais dicas sobre como escolher o imóvel ideal para você e sua família? Então continue acompanhando o blog da Vera Bernardes!