Como avaliar um imóvel antes de comprar: Confira nossas dicas

Publicado em 22 de junho de 2022
Como avaliar um imóvel antes de comprar: Confira nossas dicas

 

Na hora de comprar um imóvel, é preciso avaliar diversos fatores. E, embora os pontos mais populares sejam localização e valor, há outros detalhes que influenciam – e muito – na qualidade de vida e, ainda, no sucesso do negócio. Essas dúvidas são ainda mais comuns entre os compradores de primeira viagem. Por isso, reunimos dicas importantes para você avaliar antes de comprar o primeiro imóvel. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Orçamento

As questões financeiras são determinantes na hora de fechar um negócio. Por isso, é fundamental realizar um levantamento antes mesmo de iniciar a busca. Isso vai facilitar a procura e evitar que se perca tempo com opções que não cabem no bolso.

Para quem está em busca do primeiro imóvel, é necessário colocar na ponta do lápis todas as economias, o dinheiro disponível para entrada, além de quanto pretende investir mensalmente, no caso de financiamento. Considere, ainda, custos extras, para que se possa manter uma reserva em casos de emergência.

Localização

Outro item importante que deve ser analisado antes de comprar um imóvel é a localização. Afinal, é essencial optar por um endereço que seja compatível com a rotina dos moradores. Mas não é apenas a praticidade em relação à logística que importa.

Analisar a redondeza, verificar a vizinhança, a segurança da região, bem como se certificar de que boa parte das demandas da família poderão ser atendidas nas proximidades são detalhes a serem considerados. A localização, além de impactar no custo benefício do imóvel, é um aspecto que pode favorecer a valorização, tornando esse um excelente investimento para o futuro.

Documentação

Verificar a documentação do imóvel pode poupar muita dor de cabeça ao comprador. Por isso, é necessário tirar a matrícula do imóvel, que deve ser escriturada em cartório. A partir desse documento, é possível verificar se existem ônus ou ações. Lembre-se de retirar as negativas e verificar se o pagamento de taxas, como o IPTU e o condomínio, estão em dia.

Para maior segurança e tranquilidade durante o fechamento do negócio, a atuação do corretor de imóveis é essencial. Esse profissional é qualificado e especializado, podendo orientar o comprador durante a realização do seu sonho.

Estrutura e conservação

Observar de perto as condições do imóvel, seja ele apartamento ou casa, é imprescindível antes da compra. Essa prática pode garantir a tranquilidade na hora da mudança. É importante verificar os encanamentos, fiação de energia elétrica, qualidade dos acabamentos e até mesmo as paredes, pisos e teto. Se encontrar rachaduras ou manchas, o ideal é chamar um especialista para descartar maiores problemas.

Orientação solar

Além de influenciar no valor do imóvel, a posição solar impacta diretamente no conforto e na qualidade de vida dos moradores. A luminosidade natural proporciona a sensação de bem-estar e a ventilação também deve ser analisada, pois ela garante ambientes mais arejados e livres do mofo, por exemplo.

Os diferentes horários da visita em imóveis também é importante, escolha uma parte da manhã e outra da tarde e confira a luminosidade em todos os cômodos. Em geral, os compradores preferem dormitórios com sol da manhã, pois estarão mais agradáveis à noite. O sol da tarde costuma deixar o ambiente mais quente, por isso não é muito prestigiado nos ambientes sociais. Caso você não seja um especialista no assunto, a dica é contratar uma imobiliária para ter o serviço de um corretor de imóveis.

Agora que você já sabe o que avaliar antes de comprar o primeiro imóvel, chegou a hora de procurar o espaço ideal para a sua família. Para facilitar sua busca, entre em contato com nossa equipe, temos as melhores opções para a sua necessidade!